Alfabetização e Letramento unid 2
Unidade II
Como enfatizado no início da Unidade I, esse material foi elaborado para mostrar a você casos vividos em sala de aula, além de comentários de professores, corriqueiros no contexto educacional.
Você resgatará conceitos e utilizará esses para entender o pensamento infantil, além de compreender o processo para ensinar uma criança a ler e escrever com função social.
Na unidade anterior, foram apresentados um pouco sobre a teoria que fundamentou o conceito de construtivismo, com seus aspectos metodológicos e as habilidades requeridas para o processo de aprendizagem do código escrito, as descobertas da psicogênese da língua escrita efetuadas por Emilia Ferreiro e os diferentes enfoques no estudo da alfabetização.
Esta unidade abordará as conquistas das crianças de seis anos e o trabalho com a área do conhecimento. O conceito de letramento e sua relação com o conceito de alfabetização.
Vale a pena ler o livro Letramento: um tema em três gêneros, de Magda Soares, da Editora Autêntica, 1998. É um convite à leitura por sua beleza, por sua impressão cuidadosa, mas, sobretudo, pela atualidade do tema abordado. O material serve de oportunidade de reflexão, para quando você estiver estudando a Unidade II.
Objetivos específicos
O objetivo específico desta unidade é que o aluno adquira conhecimento sobre como:
24
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
• articular resultados de investigações com a prática, visando a ressignificá-la;
• analisar as recentes contribuições das teorias educacionais, para a aquisição da língua escrita.
Resumindo
Na Unidade I, você aprendeu um pouco sobre a alfabetização, o construtivismo e a maneira como as crianças veem a escrita.
Agora, na Unidade II, você terá alguns conceitos que se aplicam às ações do alfabetizador.
Unidade I
Unidade II
Contribuições ao educadoralfabetizador
Ações do professor alfabetizador
• O conhecimento não está no sujeito
(racionalismo).
• Saber como a criança pensa: a escrita, os símbolos do mundo.
•