alfabetização nas series iniciais do ensino fundamental
SUMÁRIO
1 PARTE I: PESQUISA 03
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA 03
1.2 OBJETIVOS 03
1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 04
2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DO ESTÁGIO 05
2.1 METODOLOGIA 05
2.2 CRONOGRAMA 06
REFERÊNCIAS 07
ANEXOS 08
1 PARTE I: PESQUISA
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
Este trabalho busca compreender melhor os desafios de ensinar os alunos reconhecer suas necessidades, e também buscar um caminho conceitual e metodológico de ensino através da alfabetização na series iniciais do Ensino fundamental, pois ao completar o 3º ano, muitos alunos não estão alfabetizados, para reverter esse quadro é necessário um amplo trabalho envolvendo profissionais que atuam na sala de aula e os gestores educacionais para fortalece os processos interativos e enriquecer, pois esse tipo de abordagem quando cuidadosamente preparada se apresenta como um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento. Alfabetizar é muito complexo, abrange não só a capacidade intelectual, mas outros fatores de ordem emocional, físico e psicológica do aluno e exige que os educadores evoluam todas as áreas, para que o aluno consiga um melhor desempenho para as suas potencialidades educacionais.
“A alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é, na maioria dos casos, anterior à escola e que não termina ao finalizar a escola primária” (FERREIRO, 1999, p.47).
Dentro desta concepção e respeitando sua especificidade, pode-se afirmar que na Alfabetização e um processo, pois abrange e inclui aspecto lingüístico, psicolingüístico, sociolingüístico etc. é conforme Soares (2008, p21) “fenômeno de múltiplas facetas” alem de ser um código aprendido de extrema importância para o desenvolvimento.
1.2 OBJETIVOS