O conhecimento surge a partir do questionamento
O conhecimento surge a partir da necessidade e do questionamento, o estudo do marketing não foi diferente. Com a evolução do ato de administrar, questões cada vez mais complexas eram apresentadas aos administradores, com isso surgiu a necessidade de desenvolver ferramentas que auxiliassem e guiassem o processo de tomada de decisão. Foi então, que o marketing se estabeleceu e se aprimorou como ciência; pois por meio de conceitos como valor ao consumidor, vantagem diferencial, seletividade e integração, tal ciência focou-se na busca da sobrevivência da empresa e na maximização do lucro. Para tanto, com a globalização e internacionalização, foi exigido do marketing nova perspectiva, criando o marketing internacional, pois se outrora as análises focavam-se em mercados regionalizados e limitados, a nova realidade do comércio trousse a tona questões supra-nacionais e multiculturais.
A situação que os administradores brasileiros lidam não é muito diferente, entretanto como os mercados consumidores do Brasil não estão tão desenvolvidos, como nos países de primeiro mundo, os conceitos de marketing são pouco explorados. Isso pode ser evidenciado por meio de características como: oferta de produtos menor que a demanda, elevada padronização, alta concentração de mercado em poucas empresas e baixa concorrência, compondo assim um quadro nacional de baixa competitividade. Em contra posição, o mercado internacional possui uma oferta de produtos muito elevada e customizada, conseqüentemente, se comporta de forma altamente competitiva.
Os exportadores brasileiros que conseguem atuar com sucesso no mercado internacional são os exportadores de comodites. Isso porque os mesmos se valem de vantagens competitivas provenientes da grande área agricultável do país, da elevada padronização dos produtos e a elevada influencia do preço do processo de decisão da compra.
O exportador brasileiro tendo conhecimento de tal quadro,