Alfabetização,letramento
A alfabetização é a aquisição do código da escrita e da leitura, a codificação através da escrita e decodificação através da leitura,portanto, alfabetizar é aprender a ler e a escrever. É o ato de tornar o indivíduo capaz de adentrar o mundo da leitura e da escrita, assim como o letramento
Escolarização
A escolarização pode ser considerada, portanto, como um processo de ensino institucional e formal, cujo objetivo principal é possibilitar uma formação integral aos indivíduos nele envolvidos.
Desta forma, a escolarização é importante não só como um espaço para aprender a resolver problemas, mas também como um ambiente propício à demonstração dos conhecimentos de forma sistematizada e em contextos apropriados.
Letramento
Letrar é ensinar a ler e escrever dentro de um contexto onde a escrita e a leitura tenham sentido e façam parte da vida do aluno. O letramento não ocorre apenas durante determinado tempo da vida do indivíduo, ele acontece antes e durante a alfabetização e continua para todo o sempre, ou seja, letramento é o desenvolvimento do indivíduo no mundo letrado.
Modelo autônomo de letramento
O Modelo Autônomo de letramento apóia-se na ideia de que somente a aquisição de habilidades de leitura e de escrita permitiria a autonomia do sujeito,ou seja, o fato de ele ser capaz de codificar e decodificar conhecendo as regras gramaticais e ortográficas possibilitaria o desenvolvimento de outras habilidades cognitivas que, consequentemente, o levariam ao desenvolvimento econômico.
Modelo ideológico de letramento
O Modelo Ideológico concebe o letramento como uma prática social, e não como uma habilidade técnica ou neutra. Desse modo, o letramento não se desvincula do contexto cultural e social no qual é construído, bem como do significado que as pessoas atribuem à escrita e das relações de poder que regem os seus usos, de modo que a junção desses fatores resulta em letramentos múltiplos que variam de comunidade para comunidade,