ALFABETIZAÇÃO HOJE: ONDE ESTÃO OS MÉTODOS
FACIP – CAMPUS DO PONTAL
CURSO DE PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ALFABETIZAÇÃO
PERÍODO/SÉRIE: 5º período
TURMA:
PROFESSOR(A): Fernanda Duarte
ANO/SEMESTRE: 2014/1º SEMESTRE
ALUNO (A):NIVIA FERREIRA DA SILVA MENEZES
FICHAMENTO TEXTO: ALFABETIZAÇÃO HOJE: ONDE ESTÃO OS MÉTODOS.
REFERENCIA:FRADE, Isabel Cristina da Silva. Alfabetização hoje: onde estão os métodos? In: Presença Pedagógica, v.9, n.50, mar/abr, 2003.
Sendo a escola uma agência de letramento como as outras, cabe perguntar: se as práticas sociais de leitura e escrita permeiam todos os espaços sociais, é também nestes espaços que se sistematiza a alfabetização?(P.18)
Cabe ressaltar que sabemos que não são apenas os métodos que definem o aprendizado e que não é uma única estratégia metodológica que vale para todos.(p.18)
Nos últimos anos, os estudos relativos às concepções de alfabetização, sobretudo aqueles ligados à função social da leitura e escrita e ao processo psicológico de construção deste conhecimento tornaram-se os baluartes da formação de professores e da divulgação de inovações em alfabetização. (p.18)
No entanto, esse processo fez com que uma das facetas mais importantes da alfabetização – a decodificação – tenha sido esquecida, tanto nas pesquisas quanto nos discursos autorizados de alfabetizadores. (p.18)
(...) devemos perguntar: o que são métodos de alfabetização e onde eles estão materializados? Essa pergunta é necessária porque tenho como hipótese que o problema da visibilidade ou invisibilidade metodológica pode explicar posturas e práticas de professores e mesmo um certo desamparo com relação ao “como fazer”.(p.19)
(...) a palavra “método” tanto pode designar um pequeno livro, um tratado elementar, como “um conjunto de princípios pedagógicos, psicológicos ou linguísticos que definem objetivos e meios adequados para atingi-los.(p.l9)
Magda Soares (1990) “Alfabetização: em busca de um método?” aborda a