Alfabetiza o e letramento
Atv 1
Conforme nossos estudos encontram-se os seguintes métodos:
Métodos sintéticos partem de elementos menores que a palavra, partem da letra, da relação letra-som, ou silaba para chegar a palavra, foi o primeiro método historicamente utilizado, seu ponto de partida é do alfabeto para a soletração e a silabação, seguindo uma ordem hierárquica crescente de dificuldades, desde a letra até o texto. As matrizes metodológicas sintáticas são soletração, silabação e métodos fonéticos preocupando-se na correspondência entre a oral e escrita, entre o som e a grafia, tendo importância também em estabelecer a correspondência a partir dos elementos mínimos, num processo que consiste em ir das partes para um todo, sendo os elementos mínimos da escrita são as letras. Por muito tempo foi utilizado os ensinamentos de pronunciar letras estabelecendo regras de sonorização da escrita no seu idioma corresponde.
Exemplos: Cartas do ABC trabalhava com letras soltas, não dirigia a atenção do aprendiz para o significado, apenas para soletração.
Cartilha da Infância (Gualhardo). Nessa cartilha depois de mostrar vogais e os ditongos são apresentados sílabas va-ve-vi-vó-vu, embaralhando-as, seguindo de palavras formadas com três letras e finalmente onze vocábulos contendo as sílabas estudadas.
Sobre influência da linguística desenvolveu-se mais tarde o método Fonético, tendo como ponto de partida o oral, a unidade mínima do som da fala é o fonema. Consistia em iniciar pelo fonema, associando-o a sua representação gráfica. É necessário que o sujeito seja capaz de isolar e reconhecer os diferentes fonemas de seu idioma, para poder seguir, relacioná-los aos sinais gráficos.
Utiliza-se a análise auditiva para se se separar os sons e estabelecer as correspondências grafema- fonema (letra-som), que a pronuncia seja correta e para evitar confusões entre fonemas e que as grafias de forma semelhantes sejam apresentadas separadamente para evitar confusões visuais entre