Alfabetiza o e letramento
O vídeo “Alfabetização e Letramento: Um salto para o futuro” traz conceitos em relação às questões discutidas em sala de aula, entre a alfabetização e letramento.
As experiências vividas nas escolas de Minas Gerais pelos professores e os alunos, em especial a cidade de Lagoa Santa, bem como as participações de educadoras consagradas na carreira, tais como a Professora Cecilia Goulart, da Universidade Federal Fluminense e Zelia Versiani, da Universidade Federal de Minas Gerais, entram num bom senso ou mesmo ponto vista: o de que esses conceitos, muito embora sejam diferentes, são interligados.
O processo de Alfabetização é entendido e interpretado por muitos como a fase em que a criança aprende usando o sistema simbólico de representação da leitura e escrita, e assim aprendem a codificar e decodificar as informações recebidas ou que querem passar. Ou seja, aprende ao poucos o sistema ortográfico e alfabético de escrita.
Quanto ao desenvolvimento do letramento, entende-se que as práticas sociais de leitura e escrita acabam sendo mais complexas do que as desenvolvidas no processo de alfabetização, mas o letramento é a vivência aonde a criança vai adquirindo aos poucos do sistema da alfabetização. É um processo aos olhos de muitos educadores que não tem, ou não deveria ter fim, pois as crianças se desenvolvem dessa forma.
São interligadas e não podem ser separadas porque não há como se falar de um sem o outro, isto porque não há como existir letramento sem a alfabetização e não tem sentido em alfabetizar uma criança e não aprender o letramento. Temos muito que trabalhar e buscar mais, nas práticas pedagógicas de ensino, temos trabalhar isso em sala de aula e também ter uma forma de associar com aprendizado sem prejudicar a criança.