Alfa
Triac
O TRIAC (TRIode for Alternating Current) é um componente formado por dois SCRs (Silicon Controled Rectifier) internos ligados em paralelo, um ao contrário do outro. Tem três terminais:
MT1 (anodo 1)
MT2 (anodo 2)
Gate (G)
No seu funcionamento básico, o triac ao receber uma tensão na GATE, permite condução entre o MT1 e MT2 de Corrente Alterna.
Tiristor (SCR)
Funciona de forma semelhante ao TRIAC mas apenas conduzindo num sentido.
Funcionamento do TRIAC
O TRIAC é utilizado para comutar(chavear) corrente alternada . O TRIAC pode ser disparado tanto por uma tensão positiva quanto negativa aplicada no eletrodo de disparo (gate). Uma vez activado, continua a conduzir até que a corrente eléctrica caia abaixo do valor de corte.
Utilização do triac é utilizado para controlar dispositivos de corrente alterna, permitindo um controle de activação de potências elevadas a partir de correntes na ordem dos miliamperes. Substitui com grandes vantagens os relés na maior parte dos casos. O TRIAC de baixa potência é utilizado em diversas aplicações como controlo de potência para lâmpadas “dimmers”, controlo de velocidade para ventiladores, interruptor de comando de dispositivos de AC, entre outros. Quando usado com cargas indutivas, como motores eléctricos, tem de se assegurar que o TRIAC desligue correctamente no final de cada semi-ciclo de alimentação eléctrica.
Exemplos de utilização:
Controle de luminosidade para lâmpadas incandescentes
A comutação do triac varia a potência recebida pela lâmpada variando a sua luminosidade
Interruptor de potência com triac
Pode ser utilizado para ligar potências maiores em relação ao interruptor de comando, onde, neste caso, circulam apenas alguns miliampéres.
Sequenciador de luzes
Neste caso o triac ao receber um sinal do transistor acende ou não acende uma lâmpada.
Controle Triac
Um exemplo típico de controle de um triac a partir de um transistor