Alexandre
FACULDADE DE DIREITO DE CURITIBA
ALEXANDRE SANTOS FERREIRA
DANIELA COSTA DA SILVA
LINGUAGEM JURÍDICA:
O SEU COMPREENDIMENTO PELA SOCIEDADE
CURITIBA
2010
ALEXANDRE SANTOS FERREIRA
DANIELA COSTA DA SILVA
LINGUAGEM JURÍDICA:
O SEU COMPREENDIMENTO PELA SOCIEDADE
Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina de Metodologia Científica, segundo semestre de 2010 da Faculdade de Direito de Curitiba.
Professor: Prof. Clarisvaldo Silva Brito
CURITIBA
2010
SUMÁRIO
TEMA 3
PROBLEMA 3
JUSTIFICATIVA 3
OBJETIVO GERAL 3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4 REFERENCIAL TEÓRICO 4
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 5 REFERÊNCIAS 6
TEMA
Linguagem Jurídica: O Seu Entendimento Pela Sociedade.
PROBLEMA
No meio jurídico o uso de palavras mais cultas é muito recorrente. É certo que se tratando de textos jurídicos a norma culta da língua portuguesa deve ser respeitada. Contudo, encontramos um problema, a grande maioria da sociedade, ao ler textos jurídicos se depara com uma leitura incompreensível, o que nos leva a buscar um possível entendimento entre a elaboração de textos jurídicos e sua compreensão pela sociedade em geral.
Como poderia um cidadão com baixa escolaridade entender os seus direitos em textos com expressões em latim?
JUSTIFICATIVA
Todos têm o direito de acesso aos meios jurídicos. Sendo a lei elaborada para o benefício de todos, sua compreensão, deveria ser mais acessível à sociedade em geral. Nos textos jurídicos é comum encontrarmos palavras, termos e ou expressões em latim de difícil entendimento, até mesmo para os operadores do direito. Enquanto os textos jurídicos permanecerem incompreensíveis, à população de um modo geral, a justiça continuará sendo algo distante da