ALEXANDRE
ALU. NAPOLITANO, N.: º 121 1º Pelotão 1ª Companhia
Antes de começar devo revelar que o livro pelo qual pretendida realizar o resumo foi perdido, e por ser um livro muito antigo encontrar outro da mesma espécie se torna quase impossível, entretanto, creio que a persistência é uma virtude essencial a qualquer pessoa que almeja o sucesso, logo eu, mero jovem, em busca desse objetivo maior não desistiria de tal missão tão facilmente. Como o livro tratava da historia de Alexandre, O Grande, resolvi fazer uma pesquisa em cima do mesmo e redigir esse texto, à minha forma.
Macedônia foi considerada por séculos aos olhos gregos uma região atrasada, pois está era uma monarquia , a qual a maior parte da população vivia do pastoreio e da agricultura, todavia isso veio a mudar quando Felipe II iniciou o treinamento de tropas e passou a dominar algumas cidade estado gregas, já enfraquecidas por diversas guerras entre elas, mas foi a partir de sua morte em 336 a.C. que a historia da humanidade mudou completamente.
Com apenas 20 anos, Alexandre Magno assumiu o poder, logo teve que lidar com diversas sublevações das cidades gregas que não o consideravam apto a assumir o posto, mesmo tendo recebido educação privilegiada, esta, redigida por Aristóteles, talvez isso tenho feito um homem tão diferenciado e a frente do seu tempo. Ao restabelecer sua autoridade sobre elas formou um exercito e deu inicio a invasão do Império Persa, seguido da expedição ao Oriente. Em onze anos, suas tropas venceram numerosas batalhas. Tornou-se o senhor da Pérsia, da Síria, do Egito e da Mesopotâmia, chegando até a Índia, estimando-se que na época (90% do mundo conhecido era dominado por Alexandre.
Ao conquistar o Oriente, não desprezou a sua milenar cultura, difundindo-a com a Ocidental, principalmente a Grega, essa fusão ficou conhecida como helenismo.
Por muitos dos povos conquistados Alexandre era