Alexander Von E Kal Ritter
A Geografia era praticada desde os tempos antigos, pelos gregos principalmente, mas foi no século XIX que ela se consolidou enquanto ciência moderna, isto é, com o seu próprio objeto de estudo e métodos científicos bem definido. Alexander Von Humboldt (1779-1859) e Karl Ritter (1779-1859) foram responsáveis pela adoção e uso exclusivo da razão para explicar o espaço e suas características físicas e humanas, rompendo com os pensamentos até então marcados pela presença de mitos, crenças e superstições. Com eles nasce a geografia cientifica, uma geografia acadêmica que mas tarde começou a ser ensinada em todos os níveis de escolaridades. Apesar de ambos integrarem, em seus trabalhos, elementos humanos e elementos naturais, percebe-se uma distinção que ora se direcionava mais para a geografia física (Humboldt), ora para a geografia humana (Ritter).
Ambos também se diferenciaram no método de pesquisa, enquanto Humboldt trabalhava com viagens e observações descritivas, Ritter priorizava as revisões bibliográficas. Enquanto o primeiro era naturista e estudava geologia e botânica, o segundo atuava nos estudos de Filosofia e História. Apesar de os dois serem de origens distintas e praticarem trabalhos diferentes, ambos se assemelhavam no pioneirismo de seus trabalhos em unificar o pensamento geográfico, aplicando e atribuindo os seus próprios métodos sobre o estudo das paisagens e territórios.
Karl Ritter, ao contrário de Humboldt, não realizou grandes viagens exploradoras, sua prioridade era de leitor dos grandes conhecimentos científicos de sua época, procurou manter e unir a sociedade aos meios naturais, se aprofundando mais no meio social humano.