Alergenicos
Tradução: Camila Lobo Miret
CHECKLIST PARA INSPEÇÃO / AVALIAÇÃO DOS CONTROLES DE ALERGÊNICOS
Parte A: Desenvolvimento de Produtos
1) Determinar se a empresa identificou as fontes potenciais de alergênicos, desde o estágio de desenvolvimento do produto.
1.1) Há identificação de todos os ingredientes, compostos dos ingredientes, coadjuvantes de processo, retrabalho, etapas de processo, condições do ambiente produtivo e arraste devido ao compartilhamento de equipamentos?
1.2) As fontes de contaminação cruzada potencial com alergênicos estão identificadas em cada etapa de processo?
2) Determinar se a empresa identificou todos os produtos, ingredientes, coadjuvantes de processo e material de embalagem que contêm alergênicos.
2.1) A formulação dos produtos identifica e considera todos os ingredientes, incluindo os alergênicos?
2.2) A empresa utiliza especiarias, aromas ou corantes? Se sim, há algum que contenha compostos alergênicos? Quais são?
2.3) A empresa usa coadjuvantes tecnológicos na fabricação do alimento? Se sim, estes coadjuvantes contêm algum ingrediente alergênico? Quais são eles?
2.4) Embalagens de contato direto contêm alergênicos? (Ex. revestimento de embalagem metálica com agente desmoldante ou antiaderente a base de trigo - glúten)
Parte B: Recepção de insumos
1) Determinar se a empresa recebe ingredientes alergênicos e quais os controles.
1.1) Há utilização de ingredientes alergênicos? Se sim, de que forma a empresa manipula estes produtos na recepção, como são identificados e segregados no armazém?
1.2) Há armazenamento de alergênicos em tanques a granel? Se sim, como é a identificação? Como funciona o procedimento para recepção deste alergênico em tanques a granel e quais controles são implementados para garantir a identificação adequada do produto a todo instante?
1.3) A empresa recebe qualquer material que contenha no rótulo algum alerta, tal como "este produto foi processado em equipamentos que produzem