Alemanha Nazista
Curso: Engenharia Civil
CIDADANIA E INTERCULTURALISMO
Itabuna – Ba
2013
Vinícius Filgueiras
CIDADANIA E INTERCULTURALISMO
A VALORIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA
Itabuna – Ba
2013
INTRODUÇÃO
O termo mão de obra tradicionalmente designa o trabalho manual empregado diretamente na produção industrial. Para efeito de apuração decustos, distingue-se a mão de obra direta (o trabalho diretamente empregado na fabricação de um bem ou serviço), e a mão de obra indireta(o trabalho realizado em atividades frequentemente indivisíveis, de supervisão ou apoio à produção, tais como a manutenção de máquinas e equipamentos, limpeza ou vigilância). O custo da mão de obra designa a parcela correspondente ao trabalho dentro do custo total de um objeto fabricado ou de um serviço prestado. Segundo Rocha, "quando o tempo de trabalho do operário pode ser identificado com o produto, lote de produtos, processo fabril ou centro de custos, o salário correspondente é considerado como mão de obra direta." Ou seja: mão-de-obra direta é o salário do operário cuja ocupação está diretamente relacionada ao produto que está sendo fabricado. Os demais operários embora imprescindíveis à tarefa de produzir, não se encontram diretamente identificados com um determinado produto ou centro de custos. Nesse caso, serão considerados como mão de obra indireta".
Objetivo Geral:
Descrever a valorização da mão de obra, como deve ser elaborada, trabalhada e aprimorada para a demanda de trabalhos por falta de qualificações.
Objetivo específico:
Descrição da mão de obra;
MÃO DE OBRA
Mão de obra é o termo usado para referir-se a um conjunto de pessoas ou a uma população capaz de trabalhar. Possui diversas qualificações, dentre elas, mão-de-obra escrava, mão de obra qualificada, desqualificada,