aleitamento materno
CURSO: BACHARELADO EM NUTRIÇÃO
DISCIPLINA: NUTRIÇÃO NO CICLO DE VIDA I
PROFESSORA: LIEJY AGNES DOS SANTOS RAPOSO LANDIM
ESTUDO DIRIGIDO DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO
ANA KAROLINA RIBEIRO DA COSTA
ANNE CAROLINE DUARTE DE SOUSA
ANDREIA CAROLINE AQUINO AGUIAR
EVELYN FRANCINE SOUSA NUNES
GILSELANY SOARES LUZ
RAYLANE THAYS OLIVEIRA DA SILVA
SAMARA NAIRA DELGADO DA SILVA
CAXIAS- MA
2014
1. Destaque a composição do COLOSTRO em relação ao Leite Humano Maduro e as sua importância como primeira fração de Leite materno.
Nos primeiros dias pós-parto, as glândulas mamarias produzem o colostro, um líquido com densidade variável entre 1040 e 1060, com coloração amarelada, devido ao seu elevado teor de beta-caroteno. Quando comparado ao leite maduro é mais viscoso, possuindo concentrações mais elevadas de proteínas, minerais e vitaminas lipossolúveis, particularmente A, E e carotenóides, bem como menores teores de lactose, gorduras e vitaminas do complexo B. Seu conteúdo energético oscila ao redor de 58 kcal/100 ml, em contraste com as 71 kcal/100 ml existentes no leite maduro. O leite humano, através das peculiaridades de sua composição nutricional, é sem dúvida o alimento mais adequado para superar tais deficiências, permitindo ao recém-nascido uma ótima adaptação ao seu novo ambiente.
2. Apresente:
A composição de proteínas do Leite Materno, destacando suas vantagens em relação ao leite de vaca.
O leite materno é tão complexo e impossível de ser imitado, que sua composição muda até mesmo durante a própria mamada. No início, tem mais Já o leite de vaca, é contraindicado nos primeiros 12 meses de vida do bebê. Ele possui grande quantidade de proteína de difícil digestão, podendo sobrecarregar o rim do bebê, excesso de minerais, além de ser um potente fator alérgico.
As vantagens dos carboidratos do leite materno em relação a conteúdo; composição