Aleitamento materno
É um tecido conjuntivo especializado cuja matriz extracelular é calcificada e possui as células que a secretaram. O osso é o esqueleto estrutural básico de sustentação e proteção dos órgãos do corpo, incluindo o encéfalo, medula espinhal e as estruturas situadas dentro da cavidade torácica, os pulmões e o coração.
Conforme a forma anatômica pode ter estrutura curta (ossos do carpo), longa, podem ser chatos, irregulares e sesamóides. Apresenta uma cavidade central, a cavidade da medula que hospeda a medula óssea um órgão hematopoetico. Com exceção das articulações sinoviais, a superfície externa do osso é recorberta pelo periósteo. A cavidade central é revestida pelo endósteo. O osso é composto por células contidas dentro de uma matriz extracelular, que se tornou calcificadas.
FUNÇÃO:
Sustentação
Proteção
Funciona como depósito de Ca+, fosfato e outros íons.
CÉLULAS DO OSSO
• Células osteoprogenitoras, originam-se de células mesenquimatosas embrionárias que se diferenciam em osteoblastos. Estas células são fusiformes e tem núcleo oval. Citoplasma, RER e Aparelho de Golgi escasso, mas abundante ribossomos livres
• Osteoblastos: sintetizam não só a matriz orgânica do osso, mas também possuem receptores para o hormônio paratiroidiano. Apresentam RER, Ap.Golgi abundante e numerosas vesículas de secreção.
OSTEOBLASTOS
• Osteócitos: São células ósseas maduras derivadas de osteoblastos que ficaram aprisionados dentro das lacunas.Apresenta núcleo achatado.Citoplasma pobre em organelas.RER e Ap.de Golgi pouco desenvolvidos.
OSTEÓCITOS
• Osteoclastos: são células grandes, móveis, multinucleadas derivadas de progenitores granulócitos-macrófagos e desempenham papel na reabsorção óssea.
OSTEOCLASTOS
CLASSIFICAÇÃO:
Macroscópica: Compacto e Esponjoso
Microscópica: Primário e Secundário
O tecido ósseo primário está presente no adulto