Aleijadinho
Antônio Francisco da Costa Lisboa, que se tornou conhecido como Aleijadinho, foi um escultor e arquiteto brasileiro que viveu entre os séculos XVIII e XIX. Apesar da falta de documentação, considera-se que nasceu em 29 de agosto 1730 em Vila Rica (atual Ouro Preto), no estado de Minas Gerais. Morreu em 1814, na mesma cidade.
É considerado um dos maiores artistas barrocos do Brasil e suas esculturas e obras de arquitetura encantaram a sociedade brasileira do século XVIII.
O artista usava em suas obras, madeira e pedra-sabão (matéria-prima brasileira), além de misturar diversos estilos barrocos (rococó e estilos clássico e gótico).
Era filho do mestre de obras Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a projetar construções em Minas Gerais, e de uma escrava de nome Isabel. Seu tio, Antônio Francisco Pombal, era um famoso entalhador de Vila Rica. Acredita-se que Aleijadinho tenha começado a aprender a profissão observando o trabalho do pai e do tio.
Suas esculturas, bem como as igrejas que projetou e decorou, podem ser vistas nas cidades históricas de Ouro Preto, São João del Rei, Congonhas (então chamada Congonhas do Campo) e Sabará, além de localidades mineiras.
Barroco mineiro
Aleijadinho é considerado o mais importante artista plástico do barroco mineiro.
O barroco foi um estilo artístico que surgiu na Itália no século XVII e se caracterizou pelas obras rebuscadas e luxuosas.
No Brasil, esse estilo incorporou elementos das culturas indígena e africana e, como na Europa, esteve associado principalmente à religião católica. Suas obras adotaram materiais brasileiros, como a pedra-sabão.
O barroco desenvolveu-se principalmente em Minas Gerais e na Bahia, e não apenas nas artes plásticas. O estilo barroco também se manifestou na literatura, na música e no teatro.
Minas Gerais era na época uma região enriquecida pelo ouro. Ali se concentrou grande parte da produção artística do barroco. A versão desse