Alegoria da caverna
Ao passar do tempo a ideia de Platão é de que 0 ao conseguir alcançar a realidade, não seria possível uma aceitação do restante dos membros que ainda estavam “presos a caverna”, pois cada um já nasceu com um destino certo. Assim causando uma divisão entre homens de ouro, prata e bronze. Ou seja homens de ouro aqueles que conseguem enxergar sobre a realidade e filosofar, deduzindo ideias e pensamentos, temos os homens de prata são soldados presentes para duvidar, questionar e restam os homens de bronze servindo apenas para a produção e a criação de artesões, aqueles que criarão o debate sobre o que é liberdade e realidade.
ao pensarmos na realidade e liberdade conseguimos coloca-lo como o Sol, ou seja aquele que representa a origem da Realidade e ao alcançar a visão da luz do sol e acostumar com sua verdade temos a ultima razão visualizada.
Relacionando platão e suas ideias conseguimos refletir que o melhor governante é aquele que sabe que é governante, tendo uma visão do TODO, serve para o seu cargo, sendo competente, inteligente, deliberado para filosofar mas capacitada para ordenar.
Conseguimos virar prisioneiros enquanto ficamos presos nas sombras e não conseguimos enxergar a luz e nem se acostumar com ela, nem duvidar e deslumbrar a ideia de conhecimento e acrescentar algo sobre nos mesmos, sem isso ficamos presos, sendo pratas e bronze, soldados e produtores, conseguindo alcançar a verdade conseguimos ser livres, conseguimos enxergar o sol e a razão.
Segundo o texto não há possibilidade de haver democracia, pois os ideais são fechados e diferentes demais uns dos outros, a verdade se perde entre projeções e