Alcoolismo
Alcoolismo
Alunas: Geovana Oliveira e Luana Barbosa
Professor: Yves Araujo
Série: 1º ano E.M.
Barra do Bugres/2014
Introdução
O que é alcoolismo?
Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela Organização Mundial da Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis. O diagnóstico de alcoolismo não tem relação com o tipo e quantidade da substância ingerida pela pessoa, mas sim à capacidade em controlar o consumo de bebida.
Quais são as causas?
Além de já reconhecida predisposição genética para a dependência, outros fatores podem estar associados: ansiedade, angústia, insegurança, fácil acesso ao álcool e condições culturais. Por ser muito relacionado à socialização é comum que o hábito se inicie na adolescência, período em que começam a ser frequentes reuniões com oferta de bebidas alcoólicas.
Quais são os efeitos do álcool?
A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre uma sobrecarga para metabolizá-lo.
O álcool encontrado nas bebidas é o etanol, uma substância resultante da fermentação de elementos naturais. O álcool da aguardente vem da fermentação da cana-de-açúcar, e o da cerveja, da fermentação da cevada.
Quais são as possíveis complicações?
Gastrite: quando ocorre no estomago;
Hepatite alcoólica: quando ocorre no fígado;
Pancreatite: quando ocorre no pâncreas;
Neurite: quando ocorre nos nervos.
Quais as formas de tratamento?
A abstinência é definida como a privação completa do uso de álcool. A abstinência total e evitar as situações de alto risco em