Alcoolismo projeto
APRESENTAÇÃO:
Alcoolismo
Nossa equipe chegou a esse tema, devido a inúmeros problemas que as organizações enfrentam, quando se trata de um funcionário que é Alcoólatra. Isso afeta intimamente o comportamento dos empregados, como por exemplo:
➢ Constantes atestados médicos ➢ Acidentes de Trabalho ➢ Quedas na produção ➢ Conflitos familiares ➢ Agressões ➢ Problemas financeiros ➢ Problemas de saúde ➢ E aposentadoria por invalidez e entre outros.
Objetivo e problema das pesquisas:
Segundo nossas pesquisas as empresas que possui um setor de produção pesado, com alto desperdício físico, acaba levando os funcionários sem estrutura interna para o alcoolismo.
Já deparamos por diversas vezes, casos semelhantes, aonde o funcionário chega embriagado no trabalho, e são orientado por colegas, ou até mesmo supervisores, mandando o funcionário para casa, sendo assim descontando o seu dia de trabalho em seu salário. Mas muitas das vezes o problema persistia em continuar, sendo assim o gestor manda o funcionário embora por justa causa. Sendo que essa aprovação da CLT (Consolidação das leis de trabalho) em mandar embora por justa causa, esta sendo reavaliada pela TST (Tribunal Superior do Trabalho).
Porém as organizações têm que visar que o alcoolismo, e visto como doença ou dependência do álcool reconhecido pelo OMS (Organização Mundial da Saúde).
O ideal é que o funcionário se afaste por um período, para que se trate dessa doença, pois sendo doente tem as faculdades comprometidas e seu intelectual desorientado. Ele não pode ser tratado como um funcionário qualquer.
Hipótese e Objetivos:
Pretendemos chegar com essas pesquisas, que novas formas de pensamentos e estudos que as organizações podem adquirirem, e adotarem em suas empresas, não só ajudará a organização a ter menos prejuízo, como o individuo voltar, ao seu estado normal, incluindo-se na sociedade e nas organizações novamente.
O diferencia mento entre o alcoólatra e aquele