Alcoolicos Anonimos
Centro de Ciências Humanas
Curso: Ciências Sociais (Licenciatura)
Disciplina: Leitura, escrita e interpretação em Ciências Sociais.
Prof.: Ivaldinete Gémmes
Aluno: Vanessa Lopes Roberto
Relatório de Campo
(Alcóolicos Anônimos)
Maio/2013
Sobral-Ceara
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi realizado no Grupo Bons Amigos (Alcoólicos Anônimos), no Alto da Expectativa, em um bairro periférico da cidade do Sobral nos dias 20 e 21 de maio de 2014. Escolhi essa entidade por que me interesso bastante pelo assunto, e por que existem pessoas na minha família que frequentam esta há muito tempo e que teve resultados positivos na sua vida.
Alcoólicos Anônimos iniciou-se em 1935, em Akron, Ohio, com o encontro de Bill Wilson., um corretor da Bolsa de Valores de Nova Iorque, e o Dr. Bob Valetine, um cirurgião de Akron. Os dois eram alcoólicos e ambos tiveram a necessidade de lutar contra o vício daí fundar algo que pudesse ajudar não somente a eles próprios mais também á outras pessoas que tivessem o mesmo problema.
O trabalho realizado no AA ajuda milhares de pessoas em todo o mundo, além de desenvolver ao cidadão o bem individual, proporciona à sociedade a recuperação de seus componentes contra o álcool.
Os alcoólicos anônimos busca através da troca de experiências proporcionarem a recuperação de homens e mulheres que perderam o controle sobre o álcool, assim desencadeando vários problemas como baixa autoestima, problemas na família, desilusão pessoal, dentre outros, e resolveram procurar ajuda.
Não tendo fins lucrativos, a irmandade não cobra taxa de seus membros, ela sobrevive de contribuições voluntárias dos próprios componentes. O grupo não faz distinção de cor, religião, classe social, pois lá todos são iguais, visto que todos estão com o mesmo problema a ser resolvido: O álcool.
DESENVOLVIMENTO
Para realização deste trabalho assisti a duas reuniões no grupo Bons Amigos