Alcool
Os alcoóis são compostos orgânicos, que derivam dos hidrocarbonetos pela substituição de H, ligado a carbono saturado (carbono de simples ligação) pelo grupo -OH (hidroxila). O álcool (do árabe al-kohul) é uma classe de composto orgânicos que possui, na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas (-OH) ligados a carbonos saturados. Após a água, o álcool é o solvente mais comum, além de representar a matéria-prima de maior uso no laboratório e na indústria química. É, comumente, utilizado como combustível, esterilizante e solvente. É o componente principal das bebidas alcoólicas.
* Propriedade dos alcoóis:
Química
Física
* Classificação dos álcoois:
- Álcoois primários
- Álcoois secundários
- Álcoois terciários
* Oxidação de alcoóis a compostos carbônicos
A oxidação de alcoóis pode dar origem a um aldeído, uma cetona, ou um ácido carboxílico, dependendo do álcool, do agente oxidante e das condições da reação.
* Nomenclatura: A nomenclatura dos álcoois é baseada na dos hidrocarbonetos de que derivam: basta substituir a letra "o" do final por "ol".
* Metodo de Obtenção: O álcool é obtido em grande escala por processos de fermentação de açúcares.
* Aplicações dos alcoóis: Matéria prima, solventes, combustíveis etc...
* As principais reações dos alcoóis são:
* Produção do álcool: O álcool é produzido a partir de matérias primas com origem vegetal que possuem altos índices de frutose, A principal matéria prima utilizada é a cana-de-açucar, mas existe também o uso de outras matérias como o milho, a mandioca e o eucalipto
* Principais tipos de alcoóis:
- O etanol ou álcool etílico é o tipo de álcool mais comum, é usado como solvente na produção de bebidas alcoólicas, na preparação de ácido acético, éter, tintas, perfumes.
- O metanol ou álcool metílico é um álcool que não deve ser ingerido, pois é extremamente tóxico.
- Fenol, de fórmula química é C6H6O, a hidroxila está ligada a um anel benzênico.