Alcool
O alcoolismo não afeta somente o alcoólatra, mas também as pessoas que convivem com ele, especialmente a família e os amigos.
Pesquisas americanas comprovam que uma entre cinco pessoas cresceu com um alcoólatra.
Filhos de alcoólatras são mais suscetíveis a possuir ansiedade, depressão e problemas de comportamento do que filhos de não-alcoólatras e já existem organizações especializadas em tratar famílias alcoólatras.
Por que uma pessoa se torna um alcoólatra?
Genes
Os filhos de alcoólatras são quatro vezes mais propensos a se tornarem dependentes.
Fisiologicamente
O álcool altera o equilíbrio químico no cérebro. Ele afeta substâncias químicas no sistema nervoso central, como a dopamina. O corpo eventualmente anseia pelo álcool para restaurar sentimentos de prazer e evitar sentimentos negativos, por exemplo as pessoas que já sofrem de muito estresse ou problemas psicológicos, como baixa auto-estima e depressão.
Fatores sociais
As propagandas e o ambiente são grandes influenciadores do alcoolismo. Pessoas jovens normalmente começam a beber porque seus amigos bebem.
Os sinais de que alguém pode ser alcoólatra: beber para esquecer os problemas beber sozinho com frequência mentir sobre seu hábito de beber perder o interesse por comida sentir-se triste ou irritado quando não está bebendo perder as memórias de certos eventos ("ter um branco")
O que acontece quando você bebe?
Quando você bebe, cerca de 20% do álcool é absorvido pelo seu estômago; os outros 80% são absorvidos pelo seu intestino delgado. A velocidade com que o álcool é absorvido depende da concentração de álcool na bebida. A vodca, por exemplo, será absorvida mais