Alcolismo
Resumo: A pesquisa refere – se ao uso de substância tóxica que causam dependência química no organismo de acordo com o seu uso. Foi utilizado material didático sobre alcoolismo, drogas, estimulantes, depressoras, narcóticos, alucinógenos, drogas sintéticas e outros.
Palavras Chaves: Alcoolismo, Anfetaminas, Cocaína, Nicotina, Ópio, Morfina, LSD, Maconha, Esctasy, Inalantes, Crack.
Todo mundo já tem uma idéia do significado da palavra "droga". Em linguagem comum de todos dias ("Ah, mas que droga!" Ou "logo agora droga!..."), droga tem um significado de coisa ruim, sem qualidade. Já em linguagem médica, droga é quase sinônimo de medicamento.
O termo "droga" tem origem na palavra "droog" (holandês antigo) que significa "folha seca", isto porque antigamente quase todos medicamentos eram feitos à base de vegetais. Atualmente, a medicina define Droga como qualquer substância capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.
A dependência química não é uma doença aguda. Trata-se de um distúrbio crônico e recorrente. E essa recorrência é tão contundente que raramente ocorre abstinência pelo resto da vida depois de uma única tentativa de tratamento. As recaídas da drogadicçao são a norma. Portanto, a adicção deve ser abordada mais como uma doença crômica, como se fosse diabetes ou hipertensão arterial.
Dependência Química é a dependência de qualquer substância psicoativa, ou seja, qualquer droga que altere o comportamento e que possa causar dependência (álcool, maconha, cocaína, crack, medicamento para emagrecer a base de anfetamina, calmantes indutores de dependência ou faixa preta, etc...). A dependência se caracteriza pelo indivíduo sentir que a droga é tão necessária em sua vida quanto alimento, água, repouso, segurança...
Com relação a palavra "química", está se refere ao fato de que o que provoca a dependência é uma substância química. O álcool, embora a maioria das