Alcolismo
Nome : Eduarda Thais Ferrari
Professora Responsável : Roseléia Soares
Tema :
Alcoolismo é a dependência do indivíduo ao álcool, considerada doença pela
Organização Mundial da
Saúde. O uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o
A pessoa dependente do álcool, além de prejudicar a sua própria vida, acaba afetando a sua família, amigos e colegas de trabalho.
Justificativa:
Em relação ao álcool, a dependência atinge de 10 a 12% da população mundial e 11,2% da população das 107 maiores cidades brasileiras. Uma pesquisa de 2001 constatou que 68,7% da população, pelo menos uma vez na vida, usou bebidas alcoólicas.
De acordo com dados obtidos nos Estados
Unidos, em 1990, o consumo do álcool está diretamente relacionado à ocorrência de cirrose hepática, transtornos mentais, síndrome alcoólica fetal, neoplasias e doenças cardiovasculares. A incidência de alcoolismo é muito maior entre os homens que entre as mulheres, constituindo-se para aquele segmento da população como o principal problema de saúde mental, com níveis de prevalência em torno de 15% conforme estudo feito em Brasília, Porto Alegre e São Paulo. Já
Objetivo geral :
O objetivo geral consiste em
abordar o alcoolismo relacionando-os à realidade da sociedade brasileira
Objetivos específicos :
O objetivo específico consiste em esclarecer como meios externos influenciam na dependência alcoólica.
Conclusão
Pode-se concluir que a propaganda televisiva, a realidade social e a desestruturação familiar influenciam direta ou indiretamente na propensão ao uso de álcool e dependência.
O público jovem é o mais visado pelas empresas de propagandas, tendo como conseqüência uma faixa etária cada vez menor para a iniciação ao consumo de álcool.
Este quadro mostra uma realidade preocupante que deveria ser abordada com mais interesse pelos