Alcano
Butano
O butano é um combustível não renovável, pois ele é um derivado do petróleo.
Muito utilizado como gás de cozinha, esse combustível, obtido através do aquecimento lento do petróleo, é um hidrocarboneto gasoso, cuja fórmula química é C4H10. O butano é um gás incolor, altamente inflamável, tóxico e inodoro, ou seja, não possui cheiro.
Além do gás de cozinha, o butano é muito comum nos isqueiros, como matéria-prima na produção de borracha sintética, aquecimento de saunas e piscinas, além de já ter sido combustível para dirigíveis.
Alceno:
Eteno
O eteno ou etileno é uma das substâncias orgânicas de maior importância para a indústria, pois apresenta diversas aplicabilidades. Sua principal fonte de obtenção é o petróleo.
Amadurecimento de frutas: O etileno é produzido naturalmente em plantas, sendo responsável pelo amadurecimento de frutos. É usado para amadurecer de maneira forçada frutas verdes.
Obtenção de álcool: O etileno em presença de ácido sulfúrico transforma-se em etanol (álcool comum).
Fabricação do polietileno, plástico de amplo uso (as propriedades do polietileno dependem da técnica usada na polimerização).
Alcino:
Acetileno
O alcino mais utilizado é o acetileno C2H2 (H – C ≡ C – H). É um gás incolor, instável e muito combustível. Ele é obtido a partir do carbureto ou carbeto de cálcio em presença de água.
O acetileno é usado na fabricação dos seguintes materiais: explosivos, solventes industriais, plásticos de borracha sintética. Este composto também é empregado na síntese de compostos orgânicos como ácido acético e álcool etílico. É possível fabricar acetileno através das matérias primas: calcário e o carvão de pedra (hulha), os quais são abundantes na natureza.
Alcadieno:
Isopreno
O isopreno é um composto orgânico tóxico que é utilizado como monômero para a fabricação do poliisopreno, a borracha, através de uma reação de polimerização e também é usado como catalisador para a obtenção de outros compostos químicos. Sua