Controle da Qualidade Salvo Automaticamente
O controle da qualidade vem sendo realizado pelo Consórcio Dynatest-TCDI através do acompanhamento diário das atividades realizadas no campo. Verifica-se que existe o cuidado com o seguimento das normas por parte do Consórcio BRT Transbrasil nos serviços executados e comunica-se, imediatamente, à fiscalização se não há conformidade para que essa seja corrigida com agilidade.
A Fiscalização aceitou uma recomendação, que os tubos de drenagem assentados, durante a noite, permanecessem expostos para vistoria pela manhã, após essa haveria a liberação ou não para reaterro.
Foi observada a retirada e moldagem de corpos de prova de concreto dos blocos dos viadutos Transcarioca, Missões e Deodoro (5 amostras por caminhão), bem como em algumas estacas raiz executadas foram feitas provas de carga estáticas de acordo com as normas e ensaio de integridade efetuado com martelo instrumentado (PIT-FV). Não foi observada a utilização da Viga Benkelman, verificando a deflexão da camada de subleito, onde foi executado o pavimento, conforme indicado no Projeto de Pavimentação.
A equipe de controle tecnológico do Consórcio Transbrasil, que atua no laboratório e nas frentes de obra, é responsável por verificar solo, concreto, misturas asfálticas e materiais utilizados por todas as empresas que prestam os serviços de implantação do BRT Transbrasil Lote 2. O Consórcio Dynatest-TCDI não tem acesso aos resultados de ensaios realizado em campo e em laboratório pelo Consórcio Transbrasil.
4.1. Não conformidades
A Supervisora tem atuado junto com a fiscalização para notificar eventuais serviços que não estejam em conformidade com o Projeto Executivo elaborado e normas técnicas.
Primeiramente, chamou a atenção da equipe de Supervisão o fato de não estar disponível o Diário de Obras nas dependências do Canteiro Principal de obras do BRT Transbrasil Lote 2. Tal fato, foi observado pela Fiscalização que cobrou do Consórcio Transbrasil às devidas providências para