Chumbo
O chumbo é um dos metais mais antigos usados pelo homem e muitas das primitivas aplicações têm persistido através dos séculos. Era conhecido pelos antigos egípcios, que utilizaram a mais de oito mil anos. Os jardins suspensos da Babilônia eram assoalhados com folhas de chumbo soldadas e as pedras da pontes eram ligadas por ganchos de ferro soldados com chumbo.
Raramente é encontrado no seu estado natural, mas sim, em combinações com outros elementos, e sendo os mais importante minérios a galena, cerussita, anglesita, piromorfita, vanadinita, crocroíta e a wulfenita. O chumbo é o sexto metal de maior utilidade industrial. O seu uso principal é na construção de baterias para automóveis e estacionarias, que consomem em torno de 70% em todo mundo.
Aplicações
O mais amplo uso do chumbo é na fabricação de acumuladores também conhecido com bateria de chumbo.
Graças a sua excelente resistência a corrosão, o chumbo encontra muitas aplicações na indústria de construção e, principalmente, na indústria química. É resistente ao ataque de muitos ácidos, porque forma seu próprio revestimento protetor de óxidos, Como conseqüência desta característica, o chumbo é muito utilizado na fabricação e manejo do ácido sulfúrico.
Outras aplicações:
Material para construção civil;
Pigmentos e Soldas suaves;
Balas para armas de fogo;
Ligas fusíveis e algumas outras ligas especiais;
Proteções contra radiações;
Fabricação de acumuladores;
Tubos e chapas;
Revestimento de certos cabos elétricos;
Mancais;
Bateria de chumbo – acumuladores – para automóveis;
Pela sua resistência a corrosão, o Chumbo pode ser utilizado para o manuseio de ácidos (como o Sulfúrico);
Ligas Metálicas para a fabricação de solda, fusíveis e revestimentos elétricos.
Características do Chumbo O chumbo é um metal pesado, nobre, com densidade de 11 a 16ºC. Contém a coloração branco-azulado, tornando-se acinzentado quando exposto ao ar. Muito macio, é maleável, resistente a corrosão, com baixa