Alcalose
Condição provocada pelo excesso de base (álcali) nos líquidos do corpo. A alcalose é o oposto do excesso de ácido (acidose) e pode ser causada por diferentes condições.
Causas, incidência e fatores de risco:
Os pulmões e os rins regulam o estado ácido/base do corpo. A diminuição do nível de dióxido de carbono ou o aumento do nível de bicarbonato criam um estado alcalino em excesso chamado de alcalose.
A alcalose respiratória é ocasionada pela diminuição nos níveis de dióxido de carbono. A hiperventilação (aumento da frequência respiratória) faz com que o corpo perca dióxido de carbono. A altitude ou uma doença que cause uma redução de oxigénio no sangue obriga o indivíduo a respirar mais rápido, reduzindo os níveis de dióxido de carbono e ocasionando a alcalose respiratória.
A alcalose metabólica é causada pelo excesso de bicarbonato no sangue, e a alcalose hipoclorémica é causada por uma deficiência ou perda extrema de cloreto (que pode ser devido a vómitos prolongados). Os rins compensam a perda de cloreto através da conservação de bicarbonato.
A alcalose hipocalémica é causada pela reação dos rins a uma deficiência ou perda extrema de potássio, que pode ser provocada pelo uso de alguns medicamentos diuréticos.
A alcalose compensada é causada quando há uma compensação parcial da alcalose pelo corpo, retornando o equilíbrio ácido/base ao estado normal mesmo quando os níveis de bicarbonato e dióxido de carbono permanecerem anormais.
Sintomas:
confusão (pode progredir para estupor ou coma) contração espasmódica muscular tremor das mãos espasmos musculares prolongados (tetania) náusea, vómitos entorpecimento ou formigamento no rosto ou nas extremidades tontura leve
Sinais e exames: os exames de pH indicam alcalose ou acidose os exames dos níveis de dióxido de carbono e bicarbonato indicam a causa da alcalose ou da acidose, quer sejam respiratórias (relacionadas ao pulmão) ou metabólicas (relacionadas com o rim).
Alguns desses exames são: gasometria do