Alavancagem
Alavancagem é um conceito referido à condição favorável de ter, dentro do esquema de custo global do sistema empresarial, um elemento estável que sustente um grande leque de níveis de lucro. Já a alavancagem operacional resulta da existência de custos fixos operacionais no fluxo de lucros da empresa. Ou seja, a alavancagem operacional é o uso potencial de custos fixos operacionais para aumentar os efeitos de mudanças de vendas sobre o lucro da empresa antes dos juros e imposto de renda.
Mudanças nos custos operacionais fixos afetam a alavancagem operacional significativamente. Isto é introduzindo os custos fixos nas operações de uma empresa, os lucros tendem a aumentar para níveis operacionais mais altos. Isso se deve ao montante adicional incremental que cada unidade adicionada proporciona além e acima dos custos variáveis necessários para produzi-la. Dependendo da proporção dos custos fixos e variáveis na estrutura de custo da empresa, o total resultante das unidades adicionadas pode representar um considerável aumento de lucro. Uma vez que todos os custos fixos tenham sido recuperados através dos valores unitários acumulados de um número suficiente de unidades, os lucros começaram a aparecer quando unidades adicionais são vendidas. Os lucros aumentarão proporcionalmente de forma mais rápida que o volume de unidade. Infelizmente, o mesmo efeito ocorre quando da queda do volume de operações, que resulta e, queda do lucro e acelera as perdas, desproporcionalmente à taxa de redução do volume. A alavancagem é definitivamente uma faca de dois gumes!
How It Works/Example: Como Funciona:
ANALISE DOS EFEITOS DA ALAVANCAGEM OPERACIONAL
O efeito da alavancagem operacional está relacionado com os gastos fixos da empresa, gastos estes que poderão constituir risco para as atividades operacionais. A alavancagem operacional vem medir qual será a proporção deste risco.
O impacto da alavancagem operacional diminuirá na