alavancagem
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
Curso de Ciências Contábe
ALAVANCAGEM OPERACIONAL E FINANCEIRA
CRATEÚS-
ALAVANCAGEM OPERACIONAL E FINANCEIRA
Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção de Graduação do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Orientadora: Profª. Esp. MARIO HENRIQUE.
CRATEÚS-CE
2013
Alavancagem Operacional
O Grau de Alavancagem operacional, objeto de nosso estudo, decorre da necessidade dos gestores em tomarem decisões no que diz respeito ao processo de análise gerencial da relação custo, volume e lucro, resultante da aplicação do método de custeio variável, utilizando técnica que evidencia a relação percentual da variação do volume e do lucro, considerando o percentual de alavancagem dele decorrente. Nesse sentido auxilia os gestores no processo de tomada de decisão relativa à formulação das políticas de preços, custo, mercado e lucro.
Um dos fatores importantes nessa questão é o Ponto de Equilíbrio, onde podemos notar no decorrer do trabalho que ele é a base para a análise, pois a empresa poderá estar comprometendo o seu desempenho operacional se não estiver operando com eficiência para se manter o mais distante do Ponto de Equilíbrio que vai refletir no grau de risco.
O estudo se baseou em dados matemáticos para evidenciar a ocorrência, dos fatos envolvidos no GAO – Grau de alavancagem operacional e como podemos analisá-los diante de uma análise gerencial para a melhor tomada de decisão.
Representa o efeito desproporcional e entre a força efetuada numa ponta do nível de produção, e a força obtida ou resultante na outro que é do lucro, ou seja, pode ser definido como sendo a variação percentual nos lucros operacionais, relacionada com determinada variação percentual no voluma de vendas. Faz-se necessária