Alababa
A produção chinesa de computadores pessoais utrapassou pela primeira vez a dos EUA no segundo trimestre deste ano e poderia superar a potência no ano de 2012, tornando-se o maior mercado do mundo da área. A notícia foi divulgada pelo IDC (Centro de Dados da Internet) com base na mais recente pesquisa sobre o mercado.
A produção de computadores pessoais na China chegou ao número de 18,5 milhões de unidades no segundo semestre de 2011, valor estimado em US$ 11,9 bilhões. No mesmo período, os EUA reduziram a produção para 17,7 milhões de computadores, queda de 4,8%.
Ainda não se pode predizer que o mercado total chinês esteja na frente do americano, já que a pesquisa só termina no fim deste ano.
Para analistas de mercado, cedo ou tarde o número de computadores pessoais na China será maior que os dos EUA, graças à população numerosa, ao desenvolvimento econômico acelerado e ao aumento da renda, mesmo caso do mercado automobilístico chinês em 2009. http://portuguese.cri.cn/561/2011/08/24/1s139348.htm (ambiente tecnológico)
China é mais importante para Brasil do que EUA
Mais do que o crescimento da economia americana ou a perenidade da zona do euro, o que realmente importa para a economia brasileira é o que acontece na China. A conclusão é do diretor-executivo e chefe de pesquisas para a América Latina do Nomura Securities, Tony Volpon, com base na matriz de correlação entre as economias dos países, que mostra quanto o crescimento de uma mexe com a da outra.
Segundo Volpon, a matriz de correlação mostra que o crescimento da China é quase três vezes mais importante para o Brasil do que o desempenho da economia americana.
O exercício também mostrou que o crescimento da Alemanha (boa medida para o crescimento da zona do euro) não tem relação estatística significativa com o Brasil, uma vez que China e EUA estão no modelo. Segundo Volpon, as razões para essa relação não são difíceis de encontrar.
A China é o maior