Al Al Brasil
BULLYING
1. O QUE É BULLYING E
CYBERBULLYING?
BULLYING
• É uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
CYBERBULLYING:
• É um tipo de violência contra uma pessoa praticada através da internet ou de outras tecnologias relacionadas. Praticar cyberbullying significa usar o espaço virtual para intimidar e hostilizar uma pessoa (colega de escola, professores, ou mesmo pessoas desconhecidas), difamando. O termo é formado a partir da junção das palavras “cyber”, termo associado a todo o tipo de comunicação virtual usando mídias digitais, como a internet e bullying que é o ato de intimidar ou humilhar uma pessoa. Assim, a pessoa que comete esse tipo de ato é conhecida como cyberbully.
• O cyberbullying é mais fácil para os agressores, porque podem fazêlo de forma anônima nas diversas redes sociais, através de e-mails ou de torpedos com conteúdos ofensivos e caluniosos.
UM CASO DE CYBERBULLYING:
• Desta vez com uma brasileira: a estudante Julia Gabriele, de 12 anos, foi vítima de cyberbullying promovido por algumas páginas de “humor” do Facebook: eles postaram fotos da garota e fizeram brincadeiras desagradáveis sobre seus pelos faciais (sobrancelhas).
• Algumas pessoas descobriram o perfil de Julia, e as ofensas passaram das páginas de humor para seu perfil pessoal: elas enviaram fotos de instrumentos cortantes, pinças e aparelhos de depilação.
• Antes de apagar sua conta no Twitter, Julia fez um apelo, pedindo que as pessoas parassem com a maldade que estavam fazendo com ela. Leia os tweets da garota (de baixo para cima):
ANTES E DEPOIS DE JULIA
GABRIELE:
• Muitas pessoas acham que estão protegidas por estarem atrás de uma