AL 1.4
1. Objetivos
● Identificar mudanças de estado físico: fusão, vaporização, condensação, solidificação e sublimação.
● Identificar a quantidade de energia necessária à mudança de estado físico de uma unidade de massa de uma substância como uma característica desta.
● Associar o valor, positivo ou negativo, da quantidade de energia envolvida na mudança de estado físico às situações em que o sistema recebe energia ou transfere energia para as vizinhanças, respetivamente.
● Estabelecer um balanço energético, aplicando a Lei da Conservação da Energia.
2. Introdução teórica
Uma substância pode encontrar-se na Natureza em diferentes fases ou estados. Cada uma das fases corresponde a uma determinada organização das unidades estruturais da matéria.
Quando se dá a passagem de uma fase para outra, diz-se que estamos perante uma mudança de fase. A mudança da fase sólida para a fase líquida designa-se por fusão, e da fase líquida para a gasosa por vaporização. A solidificação ocorre durante a mudança da fase líquida para sólida, e a condensação corresponde à mudança de gás para líquido.
Quando fornecemos energia a uma substância, a sua temperatura aumenta. Durante uma mudança de estado, uma substância continua a receber energia, mas a sua temperatura mantém-se constante.
Ao nível microscópico, quando se fornece energia sob a forma de calor a uma substância, as suas partículas começam a vibrar com maior intensidade, aumentando a sua energia cinética. Quando a energia cinética atinge um valor suficientemente elevado, algumas partículas começam a libertar-se da estrutura sólida - dá-se início à mudança para a fase líquida. Se continuarmos a fornecer energia à água no estado sólido (gelo), a energia fornecida já não vai contribuir para o aumento da energia cinética das partículas, mas para provocar um aumento da sua energia potencial
(as partículas ficam mais afastadas umas das outras), adquirindo um estado de maior