jesus
A ISO teve origem em Genebra, na Suíça em 1947 que significa International Organization for Standardization e deveria ser IOS, no entanto as siglas poderiam ficar diferentes por causa das diferentes línguas faladas no mundo, com isso os fundadores resolveram padronizar para a sigla ISO.Em português significa Organização internacional para padronização e Normatização.
A ISO tem como objetivo aprovar normas internacionais em todos os campos técnicos, como normas técnicas, classificações de país, normas de procedimentos e processos, dentre outros, além garantir a qualidade dos produtos e serviços destinados a clientes.
As normas atendem aspectos como a regulamentação da medida de papel, o nome das línguas, citações biográficas, códigos de países e divisas, representações do tempo e data sistema de gerenciamento de qualidade, linguagem de programação, ciclo de vida de um software, garantia e falhas em CD – ROMs e outros.
A ISO regula uma série de normas para fabricação, comercio e comunicação, em todo ramo industrial, como as normas que estabelece a padronização os processos de produção de controle em empresas e organização internacionais.
Atualmente a ISO, trata-se de uma rede de instituição em aproximadamente 157 países, que funciona centralmente em Genebra, esta sede de coordenação internacional tem delegações governamentais como entidades afins.
Apesar de sua alta incidência a nível mundial a participação destas normas é voluntária, já que a ISO não possui autoridade para impor sua regulamentação.
No Brasil a ISO é representada pela ABNT, que significa ASSOCIAÇÃO Brasileira de Normas Técnicas.
A ISO promove a normatização de empresas e produtos, para manter a qualidade permanente.
Para uma empresa receber qualquer certificado do ISO, ela deve passar por um projeto com diversas fases, a organização tem que julgar que ela tem um sistema de gestão de qualidade alinhado as diretrizes da isso 9000 e selecionar uma empresa certificadora.
Esta