Ajudinha
A Rocha da Pena localiza-se no Algarve, próximo de Salir, no concelho de Loulé, e está referenciada como Sítio Classificado, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 392/91, de 10 de Outubro. Trata-se de um património geológico que importa valorizar e divulgar como um georrecurso cultural, não renovável, e que deve ser preservado e legado como herança às gerações futuras. Outro recurso da região de Loulé são as Minas de Sal-Gema
A mina formou-se devido à separação entre a placa Euroasiática e a placa Africana, originando o Mar Mediterrânio. Por compactação de sedimentos depositados no local onde hoje está a mina, os mesmos perderam o teor em água, levando à formação do depósito. Existem várias estruturas geológicas na mina, entre as quais um filão de 99% em NaCl. Apesar de ser um achado, não pode ser explorado devido aos perigos que comporta. O mesmo encontra-se rodeado de bolsas de CO2, cuja libertação equivaleria a uma explosão devastadora.
Seleciona para as perguntas 1. a 3. a opção que as completa corretamente.
1. O contexto geológico em que se formaram as minas de Loulé corresponde a um limite ________________, caracterizado pela ________________ de crosta.
(A) divergente … destruição
(B) divergente … formação
(C) convergente … formação
(D) convergente … destruição
2. O sal-gema das minas de Loulé é um recurso ________________.
(A) mineral renovável
(B) biológico renovável
(C) biológico não renovável
(D) mineral não renovável
3. A Rocha da Pena é caracterizada pela presença de um anticlinal. Pode afirmar-se que o regime de formação era _______________, em que os estratos mais recentes estão no _________________ da dobra.
(A) dúctil … exterior
(B) dúctil … interior
(C) frágil … interior
(D) frágil … exterior
4. Explique o elevado risco geológico das populações que localizam junto da