Ajuda para todos
1.1. Considerações iniciais
A partir da Revolução Industrial, a oferta de bens de consumo tem crescido enormemente, tanto em volume quanto em variedade. As mudanças nos hábitos de consumo pelas quais as sociedades passaram e vêm passando ao longo deste período contribuiu para o aumento da procura por produtos cada vez mais variados e inovadores.
Porém, o crescimento populacional e o consumo crescente de produtos resultam em uma necessidade de aumento na extração de matérias-primas e na geração de energia para atender ao consumismo atual. Considerando os impactos ambientais que um produto pode vir a causar em qualquer estágio de seu ciclo de vida, o tema deste trabalho tem por objetivo apresentar a ferramenta Avaliação do Ciclo de Vida - ACV para analisar como o produto pode interferir no meio ambiente, seja durante seu processo de fabricação, seja durante seu uso ou até mesmo seu descarte e disposição final.
Capítulo II
Meio Ambiente e ACV
2.1. A relação entre desenvolvimento e o meio ambiente
O desenvolvimento econômico é objetivo de grande parte das atividades humanas, e é um processo irreversível que está vinculado a uma série de mudanças: sociais, tecnológicas, políticas e ambientais. Atribuindo maior enfoque às mudanças ambientais, considerar-se-á a interação do desenvolvimento com o meio ambiente, observando o papel que este desempenha de fornecedor de recursos e receptor de resíduos.
Como qualquer ser vivo, o ser humano retira recursos do meio ambiente para prover sua subsistência e devolve as sobras. No ambiente natural, as sobras dos organismos que, ao se decomporem, devolvem elementos químicos que serão absorvidos por outros seres vivos, de modo que nada se perde. O mesmo não acontece com as sobras das atividades humanas, que serão denominadas aqui genericamente de poluição. (BARBIERI, 2007, p. 20).
Deve-se observar que o desenvolvimento não pode ser alcançado a qualquer custo. As ações tomadas no presente