Saúde coletiva
Nele, houve uma definição bastante feliz sobre o que é a fome.
Além dessa definição, pode-se acrescentar uma complementação sobre o que é fome segundo Josué de Castro: ...
Hoje, no mundo, 1 em cada 10 crianças sofre com o deficit de estatura devido a subnutrição. E dos 40 países que 40% das crianca possuem baixa estatura, 23 estão na África.
Mas quando pensamos na África sempre imaginamos aquelas crianças pobres e literalmente carne e osso, mas além dessa característica, existe um outro pó to que está se tornando cada vez mais alarmante na própria África. Lá, uma grande parcela da sociedade sofre com obesidade, pressão alta, devido a má alimentação. Não são os ricos que comem demais e engordam, são os pobres que não tem condição de acesso a uma alimentação de qualidade, restante apenas comidas com valor calórico absurdo, e sem nenhum valor nutricional.
mas não precisamos atravessar o Atlântico para comentar esse caso. Basta atravessar-mos a rua que veremos aqui no Brasil problemas semelhantes. Metade dos brasileiros tem sobrepeso. Quem não já passou por bairros pobres e viu varias pessoas com sobrepeso, de todas as idades?
Aqui a mesma problemática econômica ocorre, mas por quê?
Porque, atualmente, é muito mais fácil ser gordo que magro!
As comidas ultraprocessadas, de baixo valor nutricional, são muito mais baratas que as comidas saudáveis, como frutas e hortaliças. Uma pesquisa feita pela USP, apontou que se quiser consumir 1000 calorias, gasta-se 4,50 para comidas saudáveis e 0,30 para "não-saudáveis"!!!
Como assim?
Eu, por exemplo, como na trotaria,um restaurante vegetariano excelente, pode se servir quantas vezes quiser, 17 reais o almoço, o suco 4,50 o cafezinho 3,30!!!!
E aí?
Se os impostos diminuíssem 10% o consumo das comidas saudaveis aumentaria em 8%. E se fosse o oposto, o consumo das comidas ruins