ainda nao sei
Como o próprio nome diz, esse sistema funciona de forma autônoma, controlando a função involuntária de diversos órgãos, já que a maior parte da sua não chega ao córtex. Ele e responsável por comandar o mecanismo que conscientemente não se podem modificar como, por exemplo, os batimentos cardíacos a secreção das glândulas da mucosa estomacal a dilatação das pupilas. E possível conhecer aspectos visíveis da sua atuação no nosso corpo, que nos permite observar as respostas do nosso organismo a determinado estimulo. Quando por exemplo somos sujeitos a frio, as células termo – sensoriais que funcionam como receptor de calor e frio são estimuladas e geram impulsos nervosos que são conduzidos pelos nervos sensitivos e pela medula espinal ate ao hipotálamo.
Desta forma produz – se uma resposta adequada á situação e que visa aumentar a temperatura corporal, vasoconstrição dos vasos sanguíneos, à erecção dos pelos, de modo a criarem uma barreira isolante de ar junto à pele, e a ocorrência de tremulas com consequente aumento da taxa metabólica e de produção de calor. É a parte do sistema nervoso que esta relacionada ao controle da vida vegetativa, ou seja, controla funções como a respiração, circulação do sangue, controle de temperatura e digestão.
Ele também é o principal responsável pelo controle automático do corpo frente às modificações do ambiente. Exemplo: quando o individuo entra em uma sala com um ar – condicionado que lhe dá frio, o sistema nervoso autônomo começa a agir, tentando impedir uma queda de temperatura corporal. Dessa maneira, seus pelos se arrepiam (devido à contração do musculo pilo – eretor) e ele começa a tremer para gerar calo. Ao mesmo tempo ocorre vasoconstrição nas extremidades para impedir a dissipação do calor para o