ainda duvida
R.=> Para Algo Existi. Isso quer dizer que o resultado de nossos atos está sujeito à sanção em intensidades variadas: a crítica de um amigo, ”aquele” olhar da mãe, a indignação ou até a coerção física, quando alguém é preso por um crime, ou seja, ao elogio ou reprimenda.
2) Explique esta afirmação: O ser humano, diferentemente do animal, é capaz de produzir interdições.
R.=> Pois o ser humano é o único que pode por limitações nas coisas: Ex. não usar o elevador devido estar quebrado usar somente as escadas. Algo que um animal irracional que vive livremente entre eles não entenderia.
3) Por que não é contraditório afirmar que a moral autêntica supõe a aceitação livre das normas, ao mesmo tempo que a moral tem um caráter histórico e social ?
R.=> Como seguir as regras se quando nascemos elas já existem? Somos livres porque podemos escolher se vamos ou não segui-las. A moral nos faz seguir normas, regras sem ao menos conhecê-las, pois quando nos preocupamos uns com os outros somos cuidadosos, fazemos que haja um bem estar comum.
4) Como explicar que na moral convivem pólos opostos como o dever (a obrigação) e a liberdade?
R.=> Obrigação: Somos obrigados a aceitar o que a maioria nos impõe. Ex: Somos todos obrigados a votar ou justificar nas eleições. Liberdade: Ter livre arbítrio de fazermos nossas escolhas. Ex: Devido a passagem de ônibus custar R$ 2,70 e eu não achar um preço justo vou trabalhar de bicicleta.
5) Mesmo considerando a tolerância um valor máximo da convivência humana, qual é a dificuldade em aceitar a moral de grupos como Máfia, Klu-Klux-Klan ou neonazista ?
R.=> Tolerar e aceitar são valores de mão-dupla entre dois seres ou dois grupos sociais. Caso ao contrário, a diferença se transforma em desigualdade. Os grupos mencionados são relacionados a ideais diferenciado tais com, violência, preconceito e exclusão.
6) Durante a ditadura militar no Brasil,