AIN LOVE U
NO RIO DE JANEIRO
Ministério da Saúde
Edição II - janeiro 2005
Brasil Sorridente oferece tratamento especializado em 19 Centros de Especialidades Odontológicas
Ministério da Saúde está desenvolvendo a maior política de saúde bucal da história do País. É o Brasil
Sorridente, programa que prevê o investimento de R$ 1,3 bilhão nos atendimentos odontológicos básico e especializado. Até março de 2004, apenas 3,3% dos atendimentos odontológicos feitos pelo Sistema
Único de Saúde (SUS) correspondiam a tratamentos especializados. A quase totalidade era de procedimentos muito simples, como extrações dentárias, restaurações, pequenas cirurgias, aplicações de flúor e resina. Trinta milhões de brasileiros nunca foram ao dentista.
O Brasil Sorridente oferece tratamento especializado à população por meio dos
Centros de Especialidades Odontológicas.
O ministério pretende implantar 400 unidades em todo o País, até 2006. Até agora, são cerca de 100 centros em funcionamento, em municípios de 16 estados brasileiros e no Distrito Federal. Para isso, investiu-se em equipamentos, na adequação de espaços físicos e no repasse de recursos para o custeio das unidades.
Cada centro oferece acesso à cirurgia oral, atendimento a pacientes com necessidades especiais, além de tratamento de canal e de doenças da gengiva. Os centros credenciados ao Brasil Sorridente também garantem diagnóstico oral, com ênfase na identificação do câncer de boca.
O Rio de Janeiro conta com 19 Centros de
Especialidades Odontológicas. Desses, 18 estão localizados na capital do estado e um em Santo Antônio de Pádua. Por meio dessas unidades, a população tem acesso
O
a tratamento especializado. Somados os 19 centros localizados no Rio de Janeiro, há no estado 88 cadeiras odontológicas para tratamento especializado na rede pública.
Atenção básica – o Brasil Sorridente também garante o acesso da população ao tratamento odontológico por meio das
equipes