Aids
Jefferson Puff
Da BBC Brasil, em São Paulo
Atualizado em 31 de maio, 2012 - 13:20 (Brasília) 16:20 GMT * Facebook * Twitter * Compartilhe * Enviar a página * Versão para impressão
Inseto barbeiro (Triatoma Infestans) pode transmitir o parasita Trypanosoma cruzi, que causa a doença
O artigo científico Doença de Chagas: A Nova HIV/Aids das Américas causou polêmica ao sugerir que o mal transmitido pelo inseto popularmente conhecido como barbeiro esteja em franca expansão no continente.
O estudo diz que a doença ameaça até os Estados Unidos, onde imigrantes latino-americanos seriam um dos potenciais focos de infecção.
Notícias relacionadas * Poliomielite pode voltar a avançar em mundo globalizado, diz OMS * Um terço dos medicamentos de malária são falsos, sugere estudo * Organização Mundial da Saúde alerta para índices de obesidade
Tópicos relacionados * Saúde, * América Latina, * Ciência, * Brasil
Escrito por dez cientistas baseados nos EUA e no México, o artigo foi publicado no Journal of Neglected Tropical Diseases (focado em doenças tropicais negligenciadas por políticas de saúde pública) na última terça-feira.
Para os cientistas a situação da doença tropical no continente hoje em dia tem semelhanças com a epidemia de HIV registrada no início dos anos 1980. Falta de medicamentos, alto custo de tratamento e a transmissão por transfusão sanguínea seriam parecidos.
Também seria parecido o estigma em torno de grupos atingidos: pobres, agricultores e imigrantes, no caso da Doença de Chagas atualmente, e homossexuais, no caso da Aids há 30 anos.
O estudo destaca o fato de que em alguns países como Paraguai e Bolívia o estágio de controle e tratamento da doença continua sendo muito deficiente.
Leia: Clique No Brasil, 95% dos casos se concentram no Pará e Amapá
'Comparação forçada'
Especialistas consultados pela BBC Brasil dizem que vários