Aids
Bruna Bravo
Ellen Souza
Fernanda Dias
Geane Rodrigues
Historia do HIV
No começo do século XX, os habitantes da selva africana tinham o costume de se embrenharem pela mata em busca da carne dos macacos(macaco verde e chimpanzés). Durante a caça, muitos macacos apresentavam resistência e mordiam os caçadores. Quando abatiam um animal esses caçadores o colocavam morto e ensanguentado em suas costas. Dessa forma o sangue do primata abatido entrava em contato com as feridas daquele caçador africano.
Naquele exato instante, o SIV ( um vírus altamente mutante que ataca o sistema imunológico dos macacos ) entrava em contato com o organismo humano.
Em pouco tempo, a ação desse micro-organismo dava origem ao HIV.
Nesse meio tempo, vários comerciantes de carne de macaco circulavam pelo território africano em cidades onde gastavam seu lucro com as prostitutas locais. Dessa forma, a AIDS acometia as suas primeiras vítimas. Cientistas acreditam que o caso de infecção pelo HIV mais antigo já registrado ocorreu em um homem de Bantu, antiga República do Congo, em 1959.
O que é?
AIDS é uma doença sexualmente transmissível (DST)
AIDS é uma sigla em inglês que significa Síndrome da
Imunodeficiência Adquirida (SIDA). Esta síndrome caracterizase pelo aparecimento de sinais e sintomas de outras doenças, as quais ocorrem devido ao enfraquecimento do sistema de defesa do organismo a aids foi reconhecida oficialmente em
1981.
Qual o agente envolvido?
É o HIV um vírus que ataca as células do sistema imunológico. Como consequência do ataque pelo vírus HIV, o número de linfócitos é diminuído drasticamente e o organismo humano fica completamente desprotegido contra uma série de doenças oportunistas e infecções. É interessante sabermos que o
HIV pertence ao grupo dos retrovírus que age infectando nossas células e, uma vez dentro delas, multiplica-se rapidamente.
O vírus HIV foi reconhecido como agente da AIDS por cientistas