AIDS
Sobre o HIV e a aids
O HIV, sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana, é o causador da aids – outra sigla em inglês para Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. O termo imunodeficiência significa uma desordem do sistema imunológico, responsável pela defesa do organismo.
Ao entrar na corrente sanguínea de uma pessoa, o HIV ataca as células de defesa do organismo, tornando-o mais vulnerável ao desenvolvimento de doenças. O vírus se aloja no interior das células de defesa e se multiplica junto com a divisão celular. Neste processo, as novas células já nascem infectadas, aumentando a carga viral do paciente. A aids acontece quando uma pessoa com HIV adoece em função da imunodeficiência.
Como evitar o HIV?
O HIV é transmitido de uma pessoa a outra através do sexo desprotegido e do compartilhamento de agulhas. A mãe pode passar o HIV para o filho durante a gestação, o parto ou o aleitamento.
Para evitar a transmissão do HIV, use o preservativo nas relações sexuais e não compartilhe seringas. A gestante portadora do HIV deve ter acompanhamento médico específico para não transmitir o vírus para o bebê.
Como descobrir se tenho HIV?
A única forma de saber se uma pessoa tem ou não HIV é realizar o teste diagnóstico, feito a partir de uma amostra de sangue. Ninguém pode obrigá-lo a fazer o exame – nem médico, parentes, amigos ou empregadores. Somente você pode tomar esta decisão. Fique sabendo!
Nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Ministério da Saúde, o teste diagnóstico é gratuito e anônimo. O exame também pode ser feito em outras unidades de saúde e por laboratórios particulares, sempre respeitando as normas definidas pelo Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Como é feito o tratamento?
O controle da infecção pelo HIV é realizado com medicamentos chamados antirretrovirais, que impedem a multiplicação do vírus no organismo atuando em várias etapas de seu ciclo