Aids ( hiv )
Como funciona a infecção por HIV?
O vírus entra no corpo. E ataca os glóbulos brancos (linfócitos T4), que são muito importantes na defesa imunológica do organismo. Esta situação pode se prolongar meses ou anos, sem nenhum sinal aparente da doença. Nosso organismo já está infectado pelo HIV mas a doença ainda não se manifestou. Pessoas neste estágio de infecção são chamadas de "soropositivos, assintomáticos", e podem infectar: os parceiros sexuais; aqueles ou aquelas com quem compartilhamos o uso de seringa; a mulher grávida pode passar para a criança.
Sintomas da doença ( que na verdade é uma sindrome ) febre persistente, diarréia prolongada, erupções cutâneas emagrecimento sem causa aparente; infecções "oportunistas" devido à multiplicação de germes com os quais normalmente vivemos sem perigo; câncer de pele (sarcoma de Kaposi); gânglios. Transmição do virus
O vírus está presente em líquidos secretados pelo organismo de pessoas contaminadas: sangue, esperma, e secreções vaginais. Só nestes três casos ocorre a transmissão.
O vírus está em outros líqüidos (saliva, lágrimas, urina e suor), mas a quantidade é tão pequena que não apresenta riscos de transmissão.
A transmissão só é possível se existe penetração do líqüido contaminado no organismo sadio. Devem se cumprir obrigatoriamente 2 condições:
O vírus tem que estar em quantidade suficientemente importante no líqüido contaminante.
O vírus tem que encontrar uma porta de entrada para penetrar no organismo. As portas de entrada podem ser lesões das mucosas (genital, anal, bucal) ou lesões de pele.
A transmição é possivel atravjes da O vírus tem que encontrar uma porta de entrada para penetrar no organismo. As portas de entrada podem ser lesões das mucosas (genital, anal, bucal) ou lesões de pele. ( Sanguinia )
Esperma, mas também líqüido prostático, secreções vaginais e sangue menstrual. ( Sexual )
As práticas que colocam em contato mucosas com secreções genitais