aguinha
As águas residuais industriais são efluentes muito especiais, podendo ter composição e características físico-químicas muito diversas, dependendo do tipo de indústria, dos processos de fabrico, matérias primas, etc. Desta forma não pode haver uma solução única para o seu tratamento.
A procura da melhor solução para cada caso, passa por um estudo pormenorizado de cada passo do funcionamento do processo industrial. Ainda assim, a experiência parece ser um dos aspectos mais relevantes para o sucesso do empreendimento.
Dependendo das características da água a tratar, a linha de tratamento pode incluir as seguintes etapas fundamentais: homogeneização; correcção de pH; coagulação - floculação; sedimentação flotação; desidratação mecânica das lamas; reutilização da água tratada no processo de fabrico.
Sistema ECOTANQUE
As ETARs compactas da OMS, os ECOTANQUES, foram concebidas para tratar as águas residuais de características domésticas de pequenos aglomerados populacionais, com populações equivalentes desde 5 habitantes até 700 habitantes. A aplicação de vários módulos, a funcionarem em paralelo, permite a utilização deste sistema para aglomerados com populações superiores. A concepção geral da solução de tratamento proposta para as ETARs é particularmente adequada aos condicionalismos impostos pela legislação nacional em vigor para a descarga de águas residuais e pelas características dos aglomerados, sendo ainda caracterizada pela flexibilidade e simplicidade de operação. A solução apontada sustenta-se em condições de operação simples e associadas a um sistema de tratamento automatizado, não deixando, no entanto, de ser uma solução com baixos custos de investimento e de exploração.
Figura 1 – Esquema de funcionamento um Ecotanque.
O principal elemento da fase líquida do tratamento baseia-se num processo biológico de lamas activadas em arejamento prolongado, técnica idónea para