Aguas
O Movimento pela preservação das águas é uma ação coletiva com o objetivo de promover o uso consciente da água, um recurso elementar para a vida no nosso planeta e que, no entanto, se encontra tão ameaçado.
Já existem alguns movimentos, mas o mais conhecido atualmente é o da CYAN, que foi criado pela Ambev a partir da percepção da importância do tema para a sociedade, e se organiza como uma rede aberta à participação de todos aqueles que desejam melhorar as condições atuais dos recursos hídricos e também garantir o abastecimento das gerações futuras. Por meio da divulgação de informações e realização de ações de engajamento, o Movimento CYAN deseja despertar a consciência para o valor da água nos diversos aspectos da vida humana, alertar para os riscos que ameaçam nossas preciosas fontes e mobilizar interesses e recursos para encontrarmos, juntos, um modo mais saudável de utilizar o precioso líquido.
A Ambev, ao criar o Movimento CYAN, além de apoiar a mobilização da sociedade também assume seu compromisso de aperfeiçoar sua atuação, por meio de metas arrojadas de redução de consumo de água em seus processos de produção.
Além de criar o Movimento CYAN, a partir da percepção da importância do tema para o bem-estar da sociedade e para o planeta, a Ambev também participa da ação por meio de ações diretas e por meio do engajamento da sociedade.
Entre as ações diretas, destacam-se duas iniciativas.
O projeto da Pegada Hidrológica tem como objetivo medir e reduzir o consumo de água ao longo de todo o processo de fabricação de bebidas, envolvendo os fornecedores diretos.
A Ambev pretende ainda atuar na melhoria dos recursos hídricos em todas as bacias hidrográficas em que se localizam suas 34 fábricas no Brasil. A primeira região a receber atenção será o Distrito Federal, onde a empresa anunciou um projeto-piloto pelo qual irá adotar a bacia do Paranoá-Corumbá.
O compromisso da Ambev não se restringe à atuação em seus