aguas
A durabilidade dos aços em contato com este tipo de água depende das seguintes características:
• qualidade mineral da água
• acidez
• presença de oxigênio dissolvido
• velocidade do fluxo
• temperatura
• condições ambientais (como depósito não uniforme de produtos corrosivos, existência de fissuras que provocam corrosão localizada)
Efeito de gases dissolvidos
De todas as características da água que influenciam a taxa de corrosão, os gases dissolvidos é provavelmente a mais importante.
Oxigênio: a taxa com que o oxigênio atinge a superfície de um metal controla a taxa de corrosão e pode determinar se ocorre corrosão aeróbica ou anaeróbica. O oxigênio também acelera as ações do dióxido de carbono, do sulfeto de hidrogênio e de outros gases e sólidos.
O dióxido de carbono tem uma ação corrosiva em torno de um décimo da do oxigênio. Em águas doces a concentração de dióxido de carbono é importante pela sua influência na solubilidade e precipitação do carbonato de cálcio.
O sulfeto de hidrogênio pode causar ataque muito rápido no aço, mesmo na ausência de oxigênio. Os produtos da corrosão anaeróbica são enxofre e sulfeto de ferro, ambos catódicos em relação ao ferro, que tendem a causar corrosão localizada (pitting). A maioria dos problemas de corrosão devidos ao sulfeto de hidrogênio ocorre quando este gás é produzido por bactérias.
Efeito do pH
Existe pouca diferença na taxa de corrosão de aços em água doce com valores de pH entre 4,5 e 9,5. Isto pode ser confirmado para águas “de torneira” e água destiladas. Neste campo de valores de pH , os produtos da corrosão mantém um pH de 9,5 em ponto próximos da superfície do aço, independentemente do pH da solução . Para valores de pH em torno de 4 e abaixo começa a