aguas
3º. Ano – 1º. Semestre
A aluna:
Guiomar Ribeiro
Lisboa
2003
“«Tem uma doença chamada esquizofrenia crónica. É uma doença que é como os diabetes. Se tomar medicamentos para o resto da vida e evitar o stress, então talvez possa aguentar.»
(...) eu conseguia sentir o peso das palavras a esmagar-me, a esmagar as minhas frágeis esperanças, sonhos e aspirações para a minha vida. (...) o psiquiatra esteve a dizer-me que a minha vida, em virtude de ser rotulada com esquizofrenia, já era um livro fechado. O livro da minha vida já tinha sido escrito. (...) Ele não me viu a mim, ele viu uma doença.”
“O que existe no sentido verdadeiramente existencial da palavra, não é a doença ou a perturbação. O que existe é um ser humano e a sabedoria exige que nós o vejamos e que nós o reverenciemos antes de tudo o mais. (...) Somos mais do que a soma das actividades electroquímicas do nosso cérebro (...) somos pessoas que vivenciaram grandes angústias e que enfrentaram o desafio da recuperação.”
Patricia Deegan
“Recuperação como uma viagem do coração”
V Congresso Mundial da Associação para a Reabilitação Psicossocial
Índice
1. Introdução 3
2. História do Paulo 4
3. Esquizofrenia – breve abordagem 9
4. Betty Neuman – O Modelo de Sistemas de Saúde 11
5. Plano de Cuidados 15
5.1. Stressores Intrapessoais 16
5.2. Stressores Interpessoais 18
5.3. Stressores Extrapessoais 21
6. Conclusão 25
7. Referências Bibliográficas 26
1. Introdução
No âmbito do Ensino Clínico V, na área de Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiátrica, foi proposta a elaboração de um estudo de caso de um doente que tenha apoiado ao longo deste estágio. Será apresentado, neste estudo, um plano de cuidados desenvolvido com a própria pessoa e equipa multidisciplinar, tendo sempre em consideração a recuperação e reabilitação, neste caso do Paulo, um doente com uma