Agua
Ele se restringe ao tratamento do lixo, abastecimento de água e tratamento de esgoto. Isso faz com que também englobe controle de pragas, como insetos e animais indesejáveis, saneamento de alimentos, higiene nas escolas e habitações.
Quando o governo destina verbas para o saneamento básico, automaticamente, está destinando-as para a saúde e prevenção de doenças e melhora de vida da população.
As desentupidoras também fazem a sua parte, com o serviço de desentupimento e conscientização de população sobre enchentes, poluição e outros problemas.
Problemas
A falta de saneamento causa diversos problemas para a população. Além de causar odores indesejados e aumentar a frequência de animais, como ratos, ainda pode ocasionar em algumas doenças que apenas “parecem” extintas. São elas:
Cólera; Amebíase; Diarreia; Peste bubônica; Lepra; Meningite; Pólio; Herpes; Sarampo, Hepatite; Febre amarela; Gripe; Malária Leptospirose; Ebola.
Numa estação de tratamento de água, o processo ocorre em etapas:
- Coagulação: quando a água na sua forma natural (bruta) entra na ETA, ela recebe, nos tanques, uma determina quantidade de sulfato de alumínio. Esta substância serve para aglomerar (juntar) partículas sólidas que se encontram na água como, por exemplo, a argila.
- Floculação - em tanques de concreto com a água em movimento, as partículas sólidas se aglutinam em flocos maiores.
- Decantação - em outros tanques, por ação da gravidade, os flocos com as impurezas e partículas ficam depositadas no fundo dos tanques, separando-se da água.
- Filtração - a água passa por filtros formados por carvão, areia e pedras de diversos tamanhos. Nesta etapa, as impurezas de tamanho pequeno ficam retidas no filtro.
- Desinfecção - é aplicado na