segurança do trabalho
Saimon Lucas de Oliveira Leite
Tema:
Segurança do trabalho na construção civil: métodos de conscientização e exigências que devem ser compridas pelas empresas e empregados.
Problema:
A falta de comprometimento e de conscientização das empresas e dos trabalhadores em relação à segurança do trabalho gera dessa forma prejuízos para os empreendimentos e para a sociedade.
Objetivo Geral: Garantir que as atividades se desenvolvam sem perigo para os trabalhadores, eliminando os ricos e qualquer outro fator que possa levar o trabalhador a sofrer qualquer tipo de acidente. Mostrando as condições de meio ambiente de trabalho na indústria da construção civil.
Objetivo específico:
-Descrever as normas regulamentadoras (NR).
-Reduzir o numero de acidentes na construção civil.
-A importância dos Equipamentos de proteção individual (EPI) e Equipamento de Proteção coletiva (EPC).
Justificativa:
O setor da construção civil é uma das atividades que apresenta piores condições de segurança no trabalho em nível mundial. Esta mantem elevados índices de acidentes apesar dos esforços governamentais, empresariais e sindicais no sentido de reduzi-los. Segundo a norma regulamentadora NR4 (Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho-SESMT) classifica as atividades da construção civil como uma das mais perigosas, atribuindo a ela um grau quatro.
A conscientização das empresas e dos trabalhadores nas construções e a aplicação das normas regulamentadoras e dos PCMAT (Programa de Condições de Trabalho na Indústria da Construção) tem influência direta na prevenção de acidentes, além de trazer benefícios para os trabalhadores. Desse modo podem influenciar em uma maior produtividade dos serviços e previne custos com indenizações no caso de acidentes.
Desenvolvimento:
Para que a atividade na construção civil se desenvolva com maior eficiência e necessário que as empresas e os trabalhadores se conscientizem das